sábado, 14 de julho de 2012

Loucos por café?

Cinthia Pascueto - AgN/PV

 http://www.olharvital.ufrj.br/2006/?id_edicao=163&codigo=10

Por uma Boa Causa continua nesta semana com a série Café e Saúde, tema escolhido para o mês de março pelo Olhar Vital. Na primeira reportagem, entendemos melhor a relação entre café e as doenças cardíacas. Desta vez, vamos discutir uma das maiores dúvidas sobre essa deliciosa bebida: Café vicia?
Diz a lenda que um pastor de cabras descobriu o café ao encontrar seus animais mascando certa semente, de uma frutinha vermelho-escura. Esse pastor apresentou, então, a descoberta a religiosos, que passaram a consumir a bebida para orar até mais tarde. Em pouco tempo, o gosto pelo café se espalhou por todo o Oriente Médio, levando até o criador do Islamismo a render-se aos seus encantos: ficou conhecida como o Elixir de Maomé. Com as Cruzadas, não demorou muito para os europeus adotarem o cafezinho. Começava a era das cafeterias. Para sustentar o luxo de degustar essa bebida escura e levemente amarga, as metrópoles européias descobriram logo uma solução: cafezais imensos nas Américas. Está explicado como o Elixir de Maomé foi parar em nosso café da manhã tupiniquim.

Desde que o gosto pela bebida se espalhou pelos continentes, não faltam pessoas que alegam ser viciadas em café. Segundo Darcy Lima, professor no Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC/UFRJ), esse vício não passa de mito. “A primeira coisa que cada ser humano faz ao nascer é se tornar dependente químico. Ao respirar pela primeira vez o recém-nascido torna-se dependente do oxigênio para todas as atividades bioquímicas de seu organismo. Por isso podemos ser dependentes de coisas saudáveis, como água, leite, café e exercícios (hábitos saudáveis) ou dependentes químicos de substâncias que prejudicam a saúde (vício), como o tabaco, álcool e drogas ilegais”, diferencia o professor.
– Tomar café é um hábito saudável comparável ao exercício, recomendado para pessoas saudáveis, sem doenças, de forma moderada e regular. Tudo que ocorre na nossa vida causa reações químicas no cérebro que são responsáveis por alegria ou tristeza, prazer ou dor, bem como todas as outras emoções possíveis – explica Lima, que garante: “Café não causa dependência, mas bem-estar.”

Dose ideal
De acordo com o médico, o café pode ser consumido diariamente por pessoas de todas as idades, entretanto de forma moderada – o que não causa mal a ninguém. A bebida só não é recomendada para pessoas que possuem sensibilidade à cafeína, devido a doenças como gastrite, refluxo gastroesofágico, úlcera péptica, transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico, palpitações devido a arritmias cardíacas, hipertensão arterial ou doença isquêmica do coração. “O café pode agravar os sintomas ou a doença, principalmente se consumido em excesso. É importante, nesses casos, consultar um médico”, alerta Darcy Lima.
Caso a pessoa sinta qualquer intolerância ao café, deve parar de consumi-lo. “É importante lembrar que o café não é remédio, mas pode ser um agente a mais que ajuda na prevenção de várias doenças e problemas”, ressalta o especialista, que aponta a média de quadro doses diárias de café como o consumo ideal, com quantidades individuais que podem variar de acordo com a idade do consumidor (confira o quadro a seguir).
No entanto, em casos de consumo exagerado o café pode ser prejudicial à saúde.  Darcy Lima conta que uma dose entre 5 e 10 gramas de café – que correspondem à média de 75 xícaras – pode levar um adulto à morte. “As principais manifestações são vômitos intensos e convulsões, seguidos do coma e do óbito. Sinais de intoxicação, entretanto, podem ocorrer com o uso de doses menores (em torno de 1g), correspondente à ingestão de 20 a 50 xícaras de café, de uma só vez, por uma pessoa pouco habituada ao seu uso diário”, exemplifica. Alguns indivíduos, porém, desenvolvem grande tolerância devido ao consumo diário de café, apresentando sinais de intoxicação apenas ao ingerir doses muito mais elevadas.

Para descobrir se uma pessoa passou do limite no consumo de café, basta observar alguns sinais. As principais manifestações acontecem no sistema nervoso central e cardiovascular, como insônia, agitação e hiperexcitabilidade. “A pessoa sente-se inquieta, agitada, com um discreto mal-estar e ansiedade. A seguir ocorrem taquicardia, sensação de zumbido nos ouvidos e distúrbios visuais que parecem pequenas faíscas no ar. A musculatura torna-se tensa e trêmula e podem ocorrer palpitações, devido ao surgimento de extra-sístoles (descarga elétrica de células do coração, fora do marcapasso natural desse órgão)”, descreve o médico.

Nesses casos, a morte pode ocorrer em virtude do aparecimento de um estado de choque, edema pulmonar com colabamento dos pulmões (atelectasia: colapso pulmonar) ou parada  cardiorrespiratória. Um fato curioso é que crianças são mais resistentes aos efeitos da cafeína que adultos. “Mesmo em altas doses, embora possam ocorrer manifestações de intoxicação, mortes são bem mais raras entre elas”, afirma o professor.
Apesar dos perigos relacionados ao excesso de cafeína no organismo, Darcy Lima enfatiza que não é necessário abandonar aquele copo reforçado de café durante o expediente. “São raríssimos os casos relatados de consumo excessivo, o que caracteriza a grande segurança dessa substância aos seus consumidores”, assegura o especialista.

Enfim: Mocinho ou Vilão?
No fim das contas, de que lado o café realmente está? Aliado da saúde ou o malvado da vez?  De acordo com o médico, mais de um bilhão de pessoas – 20% da humanidade – tomam café diariamente, tornando essa fruta o mais importante comércio mundial e legal de produtos naturais, depois do petróleo. “Nenhuma outra planta está recebendo tanta atenção da ciência como o café. De vilão no passado, a planta vem recebendo grande apoio como o hábito mais saudável e recomendado da infância até a velhice”, afirma Darcy Lima, apontando novas descobertas que comprovaram os efeitos benéficos do consumo diário de café em doses moderadas:
– O café, através da cafeína, estimula o sistema normal de vigília, a atenção, a concentração e a memória. Mas, além da cafeína (1 a 2%), possui em maior quantidade (7 a 9%) outro grupo de substâncias – os ácidos clorogênicos – que, além de ser antioxidantes naturais comuns nas frutas, na torra adequada forma um grande número de quinídeos, os quais atuam nas células nervosas com uma ação antagonista opióide – explica o professor.

De acordo com o especialista, esse sistema opióide é o responsável por regular o circuito cerebral do prazer, da emoção e da depressão. “Esse antagonismo resulta num bloqueio do desejo de autogratificação que leva o indivíduo a se frustrar, se deprimir e buscar o consumo de álcool ou outras drogas”, exemplifica o médico, contando que o café possui também açúcares, proteínas e lipídeos, além de minerais – assunto que será tratado na próxima edição de Por uma Boa Causa(café e vitaminas).

Lima conta que substâncias também presentes no café são a trigonelina que forma a niacina, uma vitamina do completo B, e diterpenos como cafestol e kaweol. “Como a torra atinge altas temperaturas (180-200ºC), ela causa mudanças químicas importantes nos grãos destruindo as proteínas, açúcares e lipídeos, os quais se combinam em complexas reações originando cerca de mil compostos voláteis”,  dizo especialista, que explica:
– Estes compostos são responsáveis pelo forte aroma do café, o mais rico da natureza. Alguns compostos voláteis são muito semelhantes a ferormônios, o que talvez explique o cheirinho gostoso e prazeroso, além da vontade de uma companhia para tomar café – brinca o professor, que finaliza recomendando a bebida, mas fazendo uma pequena ressalva: “Como tudo em excesso, não esqueça: o café também pode fazer mal à saúde”, orienta Darcy Lima.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mitos da alimentação


A cerveja engorda?
O café emagrece? E o chá?
O vinho faz bem ou faz mal?

Portugal é campeão de vendas de cerveja, por isso poderia ser o campeão da obe­sidade caso a cerveja engordasse, mas não engorda. O que engorda é mesmo aquela fatia de presunto e as azeitonas que a acom­panham. E como a culpa não morre solteira, a cerveja é a desculpa que muito português usa para justificar os quilos a mais. O seu consumo deve fazer parte integrante duma dieta equilibrada.
Quanto aos cafés que consumimos, a cafeí­na, constituinte fundamental, tem acção anti-oxidante e estimulante, aumentando o metabolismo do corpo e propiciando a queima de gorduras. Mas atenção ao açúcar que coloca nele e ao cigarro que fuma ime­diatamente a seguir!!!! Mas recorde-se que nem tanto ao mar, nem tanto à terra tudo o que é em excesso não faz lá muito bem!!!

Relativamente às pessoas que bebem chá verde como se fosse água! É verdade que o seu consumo ajuda à diminuição de acu­mulação de gordura abdominal e na pre­venção de determinados tipos de cancro, contudo, existe muita controvérsia em rela­ção aos benefícios apontados. Por isso, siga a mesma política expressa anteriormente, use os produtos alimentares que se encon­tram à sua disposição, mas não abuse do seu consumo. Não deve, por isso, bebê-los indiscriminadamente e, deve antes, acaute­lar-se.
Já dizia a sabedoria popular que carne de hoje, pão de ontem e vinho de outro Verão, fazem o Homem são.

O vinho tinto reduz o risco de doenças cardíacas, protege contra disfunções neurológicas, tem poder anti-cancerígeno e aumenta a longevidade. As­sim sendo, tenha em conta que o consumo moderado de etanol 1 copo por dia apre­senta um efeito cardioprotector, traduzin­do-se em termos práticos pelo aumento do colesterol bom que temos no nosso organ­ismo. Por isso, volto a frisar: um copo e não o garrafão inteiro!!!

E ainda falando em bebidas, convém escla­recer que o gás contido nas bebidas gasei­ficadas não engorda directamente. O que faz engordar é maioritariamente o açúcar contido nestas e o seu baixo poder saciante. Aliás, o gás que está presente é o dióxido de carbono, o qual não tem energia assimilável pelo nosso organismo, não sendo respon­sável, portanto, pelo aumento de calorias ou pelo aporte energético. E distende o estômago? Outro mito falso, uma vez que pouco depois de ingerirmos bebidas gasei­ficadas o gás é expulso do estômago pelo esófago e, finalmente, através da cavidade oral.

Moreira, Sónia (2009). Saúde e Bem-estar. Revista I, Janeiro de 2009
«http://www.imprensaregional.com.pt/imediato/~media/downloads/797.pdf»

http://lnk.ms/cSxmJ



quarta-feira, 4 de julho de 2012

A Salsa

A planta medicinal Salsa de nome cientifico Petroselinum crispu
usa-se para aliviar inflamações do figado e do baço.
É hemostática (sistema de equilíbrio do organismo)


A salsa triturada detém o fluxo de sangue pelo nariz e de feridas; é depurativa; combate infecções urinárias; controla o excesso de açucar nos diabéticos, tomando sumo cru três vezes por dia.

Em infusão (30 gr de sementes de salsa numa chávena de água a ferver), tomada três vezes por dia, é útil em casos de retenção de urina e climatério na mulher.

A infusão combate gases, flatulência e acidez do estômago, alivia a dor da menstruação. Em cataplasma melhora feridas, abcessos e contusões.


Uma mistura de salsa, azeite e sal introduzida no dente acalma a dor produzida pela carie.

Uma folha de salsa fresca e picada na zona dorida alivia as picadas de insectos.

As folhas usam-se tambem como condimento.

Os talos da salsa ajudam a emagrecer pois são diuréticos.

Em infusão aliviam as cólicas de bexiga e, em emplastros, curam contusões. É diurética e benéfica para os rins. Para regular a menstruação, extrai-se das sementes de salsa uma substância chamada apiol que, por ser perigosa, está reservada a usos farmacológicos. Elimina o mau hálito. Não se recomenda a mulheres que estão a amamentar, pois (seca o leite).

Contém tantas vitaminas A e C que tem sido reconhecida como anticancerígena; também contém ferro e manganésio.

Em cataplasma (triturar vários raminhos de salsa), colocado sobre a pele, cura equimoses. Não se deve consumir sementes durante a gravidez (é abortiva).

RAIZ DE SALSA
FOTO DE SALSA DE RAIZ GROSSA

As raízes de salsa comidas como nabos têm sido usadas em doenças renais e inflamações da próstata porque activam o aparelho urinário.

Sendo diurético será bom para prevenir pedras renais (litíase) e cistites. 

Uma infusão de raízes e sementes pode ser tomada após o parto para estimular a lactação e para contrair o útero;
- Laxativo suave;
- Anemia e convalescença;
- Para infecções oculares;
- em sumo pode aliviar dores de dentes ou de ouvidos;
-  previne a queda de cabelo e caspa;

PROPRIEDADES MEDICINAIS

Propriedades medicinais: Digestiva, Carminativa (eliminação de gases), Diurética, Depurativa, Emenagoga (promove a menstruação), Anti-inflamatória, Anti-caspa.

Assim é indicada para inflamações das vias urinárias, cálculos renais, retenção de líquidos, alterações menstruais como amenorreias e dismenorreias , espasmos digestivos, estimulante do apetite – aumenta o fluxo sanguíneo do estômago e útero.

CHÁ DE SALSA – RECEITA

1 xícara de água a ferver onde se adiciona 1 colher de salsa picada ou raiz de salsa ( se encontrar a raiz use-a, se não, pode usar a salsa que ela tem a mesma função). Abafe durante 8 minutos e beba.
O ideal são 2 xícaras ao dia.
Se por acaso tiver cabelo de milho, acrescente alguns fiozinhos no chá. Ele também é diurético.

 
FOLHA DE SALSA
Venerada pelos gregos como uma erva sagrada, promove a eliminação de desperdícios, é uma boa fonte de ferro e também é rica em Vitamina C.
Salsa (crua)
Valor nutricional por 100 g (3,5 oz)
Energia 151 kJ (36)
Carboidratos 6,3 g
Açúcares 0,9 g
Fibra dietética 3,3 g
Gordura 0,8 g
Proteína 3,0 g
Tiamina (Vit. B1) 0,1 mg (8%)
Riboflavina (Vit. B2) 0,2 mg (13%)
Niacina (Vit. B3) 1,3 mg (9%)
Ácido pantotênico (B5) 0,4 mg (8%)
Vitamina B6 0,1 mg (8%)
Folato (Vit. B9) 152 mg (38%)
Vitamina C 133,0 mg% (222)
Vitamina K 1640,0 mg% (1562)
Cálcio 138,0 mg (14%)
Ferro 6,2 mg (50%)
Magnésio 50,0 mg (14%)
Fósforo 58,0 mg (8%)
Potássio 554 mg (12%)
Zinco 1,1 mg (11%)
As percentagens são relativas ás recomendações da E.U. para adultos.
Fonte: USDA Nutrient database
 

São estes alguns dos beneficio da Salsa.

Nota do BLOGGER: No nosso Algarve ela usa-se sobretudo na culinária, em todo o que é carne ou peixe guisado ou de caldeirada ou assado no forno. Também ´é bastante usual fazer parte dos nosso molhos, desde o escabeche ao molho de tomate...

segunda-feira, 2 de julho de 2012

saúde e bem-estar

"Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças." informa a OMS (Organização Mundial de Saúde).



 "O bem-estar na vida obtém-se com o aperfeiçoamento da convivência entre os homens." (Moisés Maimônides) 

Acrescento que a saúde, antes mesmo de o ser a um nível biológico (corpo físico) é sobretudo, emocional, transpessoal e espiritual.

Penso que nós seres humanos, somos uma Alma que por sua vez é possuidora de um corpo, não o oposto como nos querem fazer crer o materialismo mecanicista em vias de extinção.

Para nos sentirmos felizes, como seres gregários que somos é com os outros que o conseguimos atingir a situação prazerosa do bem-estar.
A plenitude do ser é adquirida por ele mesmo, à medida que o Self ganha consciência de si e mais se entrega à experiência do outro, despindo-se dos seus atavismos ancesterais, que o tornavam um ser cheio de medos e fobias e o aprisionava na caverna para sobreviver, só saindo para caçar e para proteger a prole e o clã. 
Neste estágio da Humanidade o homem saiu da caverna rumando em direção à Luz do Sol do Conhecimento!
Neste progredir no seu curso da  Vida, cada vez mais o indivíduo se ama e se estima, e se torna mais capaz de executar atos incondicionais de amor de compaixão.

Através da comunicação interpessoal engajado na acção diária, pugnando pela sobrevivência fenotípica e pela manutenção da vida pessoal, vida afectiva  e relacional, o indivíduo afirma a sua personalidade e autoatualiza-se e realiza-se  trazendo e acrescentando qualidade de vida para si e p'aqueles que o rodeiam