"Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças." informa a OMS (Organização Mundial de Saúde).
"O bem-estar na vida obtém-se com o aperfeiçoamento da convivência entre os homens." (Moisés Maimônides)
Acrescento que a saúde, antes mesmo de o ser a um nível biológico (corpo
físico) é sobretudo, emocional, transpessoal e espiritual.
Penso que nós seres humanos, somos uma Alma que por sua vez é possuidora de um corpo, não o oposto como
nos querem fazer crer o materialismo mecanicista em vias de extinção.
Para nos sentirmos felizes, como seres gregários que somos é com os outros que o conseguimos atingir a situação prazerosa do bem-estar.
A plenitude do ser é adquirida por ele mesmo, à medida que o Self ganha consciência de si e mais se entrega à experiência do outro, despindo-se dos seus atavismos ancesterais, que o tornavam um ser cheio de medos e fobias e o aprisionava na caverna para sobreviver, só saindo para caçar e para proteger a prole e o clã.
Neste estágio da Humanidade o homem saiu da caverna rumando em direção à Luz do Sol do Conhecimento!
Neste progredir no seu curso da Vida, cada vez mais o indivíduo se ama e se estima, e se torna mais capaz de executar atos incondicionais de amor de compaixão.
Através da comunicação interpessoal engajado na acção diária, pugnando pela sobrevivência fenotípica e pela manutenção da vida pessoal, vida afectiva e relacional, o indivíduo afirma a sua personalidade e autoatualiza-se e realiza-se trazendo e acrescentando qualidade de vida para si e p'aqueles que o rodeiam

Sem comentários:
Enviar um comentário