quinta-feira, 5 de julho de 2012

Mitos da alimentação


A cerveja engorda?
O café emagrece? E o chá?
O vinho faz bem ou faz mal?

Portugal é campeão de vendas de cerveja, por isso poderia ser o campeão da obe­sidade caso a cerveja engordasse, mas não engorda. O que engorda é mesmo aquela fatia de presunto e as azeitonas que a acom­panham. E como a culpa não morre solteira, a cerveja é a desculpa que muito português usa para justificar os quilos a mais. O seu consumo deve fazer parte integrante duma dieta equilibrada.
Quanto aos cafés que consumimos, a cafeí­na, constituinte fundamental, tem acção anti-oxidante e estimulante, aumentando o metabolismo do corpo e propiciando a queima de gorduras. Mas atenção ao açúcar que coloca nele e ao cigarro que fuma ime­diatamente a seguir!!!! Mas recorde-se que nem tanto ao mar, nem tanto à terra tudo o que é em excesso não faz lá muito bem!!!

Relativamente às pessoas que bebem chá verde como se fosse água! É verdade que o seu consumo ajuda à diminuição de acu­mulação de gordura abdominal e na pre­venção de determinados tipos de cancro, contudo, existe muita controvérsia em rela­ção aos benefícios apontados. Por isso, siga a mesma política expressa anteriormente, use os produtos alimentares que se encon­tram à sua disposição, mas não abuse do seu consumo. Não deve, por isso, bebê-los indiscriminadamente e, deve antes, acaute­lar-se.
Já dizia a sabedoria popular que carne de hoje, pão de ontem e vinho de outro Verão, fazem o Homem são.

O vinho tinto reduz o risco de doenças cardíacas, protege contra disfunções neurológicas, tem poder anti-cancerígeno e aumenta a longevidade. As­sim sendo, tenha em conta que o consumo moderado de etanol 1 copo por dia apre­senta um efeito cardioprotector, traduzin­do-se em termos práticos pelo aumento do colesterol bom que temos no nosso organ­ismo. Por isso, volto a frisar: um copo e não o garrafão inteiro!!!

E ainda falando em bebidas, convém escla­recer que o gás contido nas bebidas gasei­ficadas não engorda directamente. O que faz engordar é maioritariamente o açúcar contido nestas e o seu baixo poder saciante. Aliás, o gás que está presente é o dióxido de carbono, o qual não tem energia assimilável pelo nosso organismo, não sendo respon­sável, portanto, pelo aumento de calorias ou pelo aporte energético. E distende o estômago? Outro mito falso, uma vez que pouco depois de ingerirmos bebidas gasei­ficadas o gás é expulso do estômago pelo esófago e, finalmente, através da cavidade oral.

Moreira, Sónia (2009). Saúde e Bem-estar. Revista I, Janeiro de 2009
«http://www.imprensaregional.com.pt/imediato/~media/downloads/797.pdf»

http://lnk.ms/cSxmJ



Sem comentários:

Enviar um comentário