A cerveja
engorda?
O café
emagrece? E o chá?
O vinho faz
bem ou faz mal?
Portugal é campeão de vendas de cerveja, por isso poderia ser o
campeão da obesidade caso a cerveja engordasse, mas não engorda. O que engorda
é mesmo aquela fatia de presunto e as azeitonas que a acompanham. E como a
culpa não morre solteira, a cerveja é a desculpa que muito português usa para
justificar os quilos a mais. O seu consumo deve fazer parte integrante duma
dieta equilibrada.
Quanto aos cafés que consumimos, a cafeína, constituinte
fundamental, tem acção anti-oxidante e estimulante, aumentando o metabolismo do
corpo e propiciando a queima de gorduras. Mas atenção ao açúcar que coloca nele
e ao cigarro que fuma imediatamente a seguir!!!! Mas recorde-se que nem tanto
ao mar, nem tanto à terra tudo o que é em excesso não faz lá muito bem!!!
Relativamente às pessoas que bebem chá verde como se fosse água! É
verdade que o seu consumo ajuda à diminuição de acumulação de gordura
abdominal e na prevenção de determinados tipos de cancro, contudo, existe
muita controvérsia em relação aos benefícios apontados. Por isso, siga a mesma
política expressa anteriormente, use os produtos alimentares que se encontram
à sua disposição, mas não abuse do seu consumo. Não deve, por isso, bebê-los
indiscriminadamente e, deve antes, acautelar-se.
Já dizia a sabedoria popular que carne de hoje, pão de ontem e
vinho de outro Verão, fazem o Homem são.
O vinho tinto reduz o risco de doenças cardíacas, protege contra
disfunções neurológicas, tem poder anti-cancerígeno e aumenta a longevidade. Assim
sendo, tenha em conta que o consumo moderado de etanol 1 copo por dia apresenta
um efeito cardioprotector, traduzindo-se em termos práticos pelo aumento do
colesterol bom que temos no nosso organismo. Por isso, volto a frisar: um copo
e não o garrafão inteiro!!!
E ainda falando em bebidas, convém esclarecer que o gás contido
nas bebidas gaseificadas não engorda directamente. O que faz engordar é
maioritariamente o açúcar contido nestas e o seu baixo poder saciante. Aliás, o
gás que está presente é o dióxido de carbono, o qual não tem energia
assimilável pelo nosso organismo, não sendo responsável, portanto, pelo
aumento de calorias ou pelo aporte energético. E distende o estômago? Outro
mito falso, uma vez que pouco depois de ingerirmos bebidas gaseificadas o gás
é expulso do estômago pelo esófago e, finalmente, através da cavidade oral.
Moreira,
Sónia (2009). Saúde e Bem-estar. Revista
I, Janeiro de 2009


Sem comentários:
Enviar um comentário